O ouro e a prata são metais nobres que precisam de cuidados adequados para manter sua aparência e brilho ao longo do tempo. A seguir, estão listadas algumas orientações essenciais para ajudá-lo a cuidar das suas joias, garantindo que elas permaneçam bonitas por muitos anos.
Manuseie a joia com bastante cuidado, evitando quedas ou impactos sobre superfícies duras, que podem danificar a estrutura da peça.
Armazene sua peça em local apropriado, guardando-a preferencialmente em sua embalagem original para evitar arranhões e atritos com outras peças e superfícies.
Remova suas joias antes de nadar, tomar banho, praticar esportes ou outras atividades físicas. Evite o contato com cremes, loções, perfumes, maquiagem e quaisquer produtos químicos.
Para a limpeza, use uma escova de dentes com cerdas macias e sabão neutro em água corrente. Se a sujeira for difícil de remover, mergulhe-a em uma solução de sabão neutro e água morna durante 5 a 10 minutos. Enxague com água limpa e seque com um papel delicado.
Para dar brilho à sua joia, utilize flanelas de polimento específicas.
Caso o resultado após a limpeza ainda não seja satisfatório, entre em contato através do e-mail [email protected] para uma avaliação profissional.
A prata e o cobre (metal que compõe muitas das ligas de ouro) são suscetíveis a um processo químico natural chamado oxidação, que pode modificar a tonalidade original da joia. Essa alteração de cor não está associada à qualidade do material e pode ocorrer em maior ou menor intensidade por fatores distintos, como o PH da pele, a proximidade com o mar e aos cuidados com o armazenamento da joia.
As pérolas e gemas orgânicas são materiais frágeis que precisam de alguns cuidados especiais em seu manuseio, pois podem quebrar ou arranhar ao sofrerem impacto e atrito. Evite o contato com água e armazene as peças separadamente de outras joias. Ao manipular a peça, é recomendável segurá-la pela parte em metal. Para limpeza, recomenda-se o uso de uma flanela macia e úmida, jamais utilizando qualquer tipo de escova.